Artigo

Formação inicial de professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais

RESUMO

O artigo aborda a relação complexa entre políticas educacionais e formação inicial de professores nos cursos de graduação. Com base em pesquisas, discute aspectos como: improvisação de professores; ausência de políticas para as licenciaturas; diretrizes curriculares; currículos fragmentados; estágios sem companhamento; aumento dos cursos a distância; e características dos estudantes, permanência e evasão nos cursos. Conclui que tais impasses exigem posturas institucionais e políticas vigorosas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2014
  • Autor(es): Gatti, Bernardete Angelina
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-932X
  • Fonte: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2823/2700
  • Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 301 páginas
  • Edição: Volume 25; Número 57
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição