Este artigo analisa crenças de professores da educação básica sobre reprovação escolar. Para tanto, discute possíveis relações entre crenças sobre reprovação, crenças acerca de princípios de justiça e avaliação e o conhecimento de professores a respeito de resultados de pesquisas sobre efeitos da reprovação. Explicita características do perfil dos professores que podem influenciar sua adesão à reprovação. A relação entre as crenças e entre estas e o conhecimento de pesquisas foi analisada por meio de correlação e a identificação das características associadas à adesão à reprovação foi feita com análise de regressão. Foram usados dados primários de quase 5,5 mil professores que lecionam Língua Portuguesa. Conclui-se que professores que aderem à reprovação tendem a aderir ao princípio de justiça meritocrático e à avaliação normativa. Ter maior tempo de experiência docente, não lecionar nos anos iniciais do ensino fundamental, maior conhecimento de pesquisas sobre o tema e mestrado e doutorado caracterizam os professores que concordam menos com a reprovação.
Crenças de professores sobre reprovação escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Batista, Antônio Augusto Gomes | Crahay, Marcel | Gusmão, Joana Buarque de | Jacomini, Márcia Aparecida | Kasmirski, Paula Reis | Mendes Ribeiro, Vanda
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e173086.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 22/07/2019
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 35 páginas
- Edição: Volume 34
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial