O guia aborda a construção de uma proposta educativa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focada nas especificidades e potencialidades das adolescências. Explora marcadores sociais da diferença e define equidade em termos de inclusão e justiça social. Oferece reflexões, recomendações e estratégias de gestão escolar estruturadas em áreas principais como transição entre etapas, clima escolar, articulação comunidade-escola, participação dos adolescentes, prevenção da violência e promoção da cultura de paz. Discute a importância do monitoramento e avaliação contínuos para a implementação eficaz da Política Nacional Escola das Adolescências.
Guia de apoio ao desenvolvimento profissional de Gestores Escolares - Escola das Adolescências
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Penido, Anna | Castro, Bárbara | Carvalho, Cristiane | Rosa, Leonardo Barchini | Aguiar, Marcela | Jobim, Rita | Santos, Alexsandro do Nascimento | Silva, Clara Antonelli da | Souza, Izabela | Farias, Tereza Santos | Neto, João Soares da Cunha | Silva, Julia Teodoro da | Zanelatto, Luccas Tonon | Guimarães, Érika Botelho | Ponti, Mayra Antonelli | Lima, Allan Greicon Macedo | Souza, Ananda Carrias Lima | Martins, Lívia Prado | Smole, Katia Stocco | Campos, Stael Borges | Eyng, Victor Augusto Both | Oliveira, Priscila Santos de | Silva, Dayane Costa da | Guimarães, Mainara | Mendonça, Verônica | Saraiva, Raquel | Uehara, Felipe | Capute, Magda Elaine Sayão
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Ministério da Educação (Autora) | Universidade Federal do Ceará/Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Integral Básica e Economia Social (Apoiadora) | Instituto Reúna (Autora) | Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed (Apoiadora) | União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Apoiadora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Manuais, materiais e textos de orientação e apoio
- Tamanho: 111 páginas
- Tipo Licença: Domínio Público