Este artigo discute a educação das relações étnico-raciais e a formação da identidade negra no cotidiano da sala de aula. Busca-se compreender como estudantes negros percebem e vivenciam relações de identidade e alteridade e de que maneira é construída a sua identidade negra. Os resultados mostram que as relações étnico-raciais na escola podem trazer sérias consequências à autoestima dos estudantes, pois convivem diariamente com xingamentos e depreciações em relação à sua pertença identitária.
Construção da identidade negra na sala de aula: passando por bruxa negra e de preto fudido a pretinho no poder
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2015
- Autor(es): Mizael, Náiade Cristina. de Oliveira | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias
- Local de publicação: Jataí
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Jataí (Editora)
- Identificadores: ISSN 1807-9342
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/38792/pdf
- Data de Acesso à Fonte: 29/05/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados