Analisa o conceito de liberdade em Paulo Freire. Visa evidenciar a sua contribuição à educação brasileira no período de transição democrática golpeado pelo militarismo. É possível conceber a liberdade na prática educativa frente às limitações do sistema econômico capitalista? Conclui que a educação para a liberdade não pode ser mecânica, isenta de consciência do mundo, sem imersão na realidade. Precisa ser direta e conectada à necessidade ontológica da liberdade contrária à concepção capitalista.
Como princípio, a liberdade: apontamentos e controvérsias na concepção pedagógica de Paulo Freire
Sobre o documento
- Data de publicação: 10/2015
- Autor(es): Rossetto, Tania Regina
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Londrina (Editora)
- Identificadores: ISBN 978-85-7846-319-9
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/PERSPECTIVAS%20FILOSOFICAS/COMO%20PRINCIPIO%20A%20LIBERDADE%20APONTAMENTOS%20E%20CONTROVERSIAS.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 09/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas