Apresenta resultados de uma etnografia com foco nos tempos numa escola de Ensino Médio em João Pessoa/PB. Considerando que o tempo é dimensão da reflexão antropológica e elemento fundamental no currículo oculto escolar, a pesquisa problematiza como os processos de ensino/aprendizagem são organizados e vivenciados temporalmente. Identificando unidades temporais pedagógicas e o tempo na prática. Tempo escolar emerge como constrangimento e oportunidade ("ganhar tempo", "perder tempo") permitindo pensar impasses do cotidiano escolar.
Clocks, calendars and cell phones: An ethnography on time in a high school
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Gutiérrez, Mónica Lourdes Franch | Souza, Josilene Pequeno de
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Antropologia (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4341
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/vb/v12n2/1809-4341-vb-12-02-00417.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 34 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição