Artigo

Caminhos para o retorno à aprendizagem: orientações sobre a condensação do currículo

RESUMO

Em todo o mundo, mais de 263 milhões de crianças, adolescentes e jovens estão fora da escola, seja porque nunca começaram ou porque desistiram após a matrícula. Durante o auge da pandemia de COVID-19, esse número subiu para 1,6 bilhão.

Os mais marginalizados estão em maior risco, incluindo crianças e jovens deslocados à força, ex-combatentes, meninas e crianças e jovens com deficiência. A cada ano letivo perdido, há maior probabilidade de que essas e esses estudantes não possam retornar à educação formal, resultando em maiores riscos para sua proteção. Estima-se que cerca de 24 milhões de estudantes, do pré-primário ao nível universitário, correm o risco de não retornar à escola em 2020 após a interrupção da educação devido à COVID-19 (UNESCO, 2020).

Então, como podemos oferecer oportunidades educativas para os milhões de crianças e jovens desfavorecidos, que já estão acima da idade de escolarização, ou que simplesmente permanecem fora da escola? A Educação Acelerada pode ser uma estratégia fundamental para responder a essa necessidade.

SOBRE O DOCUMENTO