Artigo

A produção do fracasso escolar: apontamentos acerca do erro e resiliência no contexto educacional

RESUMO

Discutiu-se o fracasso escolar tendo em vista as questões históricas e sociais que permearam as produções teóricas acerca deste tema. As explicações para o fracasso escolar estão ligadas ao modo capitalista de compreender a realidade, preservando a situação de dominação sofrida pelas famílias mais pobres. Deve-se superar as concepções que culpabilizam os alunos pelo seu fracasso sem considerar o contexto social, político e econômico e, por meio da promoção da resiliência na escola, é possível fazê-lo.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.