O estudo articula uma reflexão filosófica sobre questões sociopolíticas da escolarização realizando análise multinível dos microdados de edições do ENEM em três níveis: indivíduo, escola e estado, e investiga o potencial alcance das críticas técnicas e filosóficas ao uso do ENEM como indicador de qualidade escolar. Conclui que embora o ENEM possa avaliar o mérito dos alunos, é pouco informativo sobre o das escolas, sendo inadequado para avaliar, isoladamente, a qualidade dessas instituições.
Enem: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/07/2013
- Autor(es): Oliveira, Rodrigo Travitzki Teixeira de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de São Paulo (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062013-162014/pt-br.php
- Data de Acesso à Fonte: 19/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 320 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição