Considerando o contexto de celebração dos 20 anos da Lei 10.639/2003 e dos 15 anos da Lei 11.645/2008, este artigo analisa os avanços e desafios na implementação da Educação Antirracista no Brasil. Reflete-se sobre o racismo como um fenômeno complexo e multidimensional que exige professores bem preparados teoricamente e metodologicamente. A análise inclui as barreiras na formação de docentes e a percepção de estudantes da Universidade de Brasília sobre a disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais como componente da formação inicial. O estudo aponta para a necessidade de componentes curriculares obrigatórios e a capacitação contínua para uma educação inclusiva e antirracista.
Avanços e desafios na implementação da educação antirracista no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora) | Faculdade de Educação - UnB (Autora) | Universidade do Distrito Federal (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/0102-469848326
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Edição: Educação em Revista, volume 41
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição