O artigo apresenta dados sobre a penetração das empresas de tecnologia da educação (EdTechs), especialmente big techs, na educação pública da Bahia. Mostra contratos visando vendas de hardwares, softwares e cursos que afetam a autonomia do trabalho docente. Evidencia que abrir a educação para tecnologias educacionais é orientação de organismos internacionais, além de demonstrar a rede de parcerias público-privadas que disputa a direção da educação pública.
Avanço do capital na política educacional da Bahia: parcerias com EdTechs
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Avanço do capital na política educacional da Bahia: parcerias com EdTechs
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Peixoto, Elza Margarida de Mendonça | Lopes, Vânia Pereira Moraes | Santos, Patrícia Menezes dos
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Caderno CEDES (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/CC289510
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Edição: Volume 45
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição