Artigo

Avanço do capital na política educacional da Bahia: parcerias com EdTechs

Resumo

O artigo apresenta dados sobre a penetração das empresas de tecnologia da educação (EdTechs), especialmente big techs, na educação pública da Bahia. Mostra contratos visando vendas de hardwares, softwares e cursos que afetam a autonomia do trabalho docente. Evidencia que abrir a educação para tecnologias educacionais é orientação de organismos internacionais, além de demonstrar a rede de parcerias público-privadas que disputa a direção da educação pública.


Sobre o documento

  • Título original: Avanço do capital na política educacional da Bahia: parcerias com EdTechs
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Peixoto, Elza Margarida de Mendonça | Lopes, Vânia Pereira Moraes | Santos, Patrícia Menezes dos
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Caderno CEDES (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/CC289510
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Edição: Volume 45
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição