As avaliações externas feitas pelos governos são referencial de qualidade da educação. Através de uma pesquisa-ação em escolas da Rede Municipal de São Paulo, evidenciou-se a importância de comparar os resultados das avaliações internas aos da externa. Discutiram-se os desafios da gestão escolar para fomentar os conhecimentos necessários para os professores explorarem o potencial das avaliações externas. Constatou-se o papel crucial da gestão escolar no uso dos dados pelos docentes.
Avaliação interna no contexto das avaliações externas: desafios para a gestão escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Alavarse, Ocimar Munhoz | Machado, Cristiane
- Local de publicação: Goiânia
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 2447-4193
- Fonte: Abre em uma nova guia http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/50013/31322
- Data de Acesso à Fonte: 25/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 30; Número 1
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial