Artigo

Autoridade e autonomia no contexto da violência escolar

Resumo

Baseado na obra 'A personalidade autoritária', este artigo explora a relação entre indivíduos predispostos ao preconceito e o apoio a regimes sociais autoritários. Foram analisados dados de 89 alunos do 7º ano de escolas públicas em São Paulo para verificar a existência de dois tipos de heteronomia em relação à autoridade escolar: adesão rígida à autoridade e sua negação. Foram aplicadas duas escalas para avaliar a predisposição à violência moral e formas de violência mais genéricas, e a autonomia dos alunos frente à autoridade do professor. Constataram-se as duas formas previstas de heteronomia, uma associada à defesa rígida de valores morais e outra a formas mais amplas de violência, indicando uma preocupante formação de indivíduos propensos a defender regimes antidemocráticos.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Crochick, José Leon | Rufo, Dora Serrer | Reginaldo, Fabiane | Paschoaleto, Murilo Antonio | Pucci, Rodrigo
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação (Autora) | Rede Municipal de Educação de São Paulo (Autora) | Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo (Autora) | Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Autora) | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Patrocinadora) | Educação e Sociedade (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/ES.286612
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Edição: Volume 46 (Rev. Educação e Sociedade)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição