Artigo

As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa

Resumo

Este artigo discute os procedimentos metodológicos e os resultados da pesquisa nacional "Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003". Esta investigação, apoiada e financiada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com a Representação da UNESCO no Brasil e coordenada pelo Programa de Ações Afirmativas na UFMG, envolveu cinco Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros de universidades públicas federais brasileiras e apresenta os dilemas, desafios e limites do processo de implementação do ensino de História da África e das Culturas Afro-Brasileiras nas escolas públicas e privadas da educação básica brasileira. De maneira irregular e muito complexa, o processo de implementação dessa legislação – uma alteração da LDB – torna-se imprescindível para compreender os desafios da política pública em educação e a diversidade, bem como novos elementos de análise para a pesquisa educacional.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 01/2013
  • Autor(es): Lino Gomes, Nilma | Ednilson de Jesus, Rodrigo
  • Local de publicação: Paraná
  • Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4060
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100003
  • Data de Acesso à Fonte: 05/05/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 15 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial