Este estudo objetiva analisar desafios e obstáculos enfrentados por estudantes com deficiência visual na aprendizagem de Matemática, além de sugerir estratégias eficientes. Através de revisão sistemática de literatura (2018-2023), 3214 artigos foram inicialmente localizados, filtrados para 27 estudos relevantes. Usaram-se análises textuais e classificação hierárquica, identificando quatro temas principais: inclusão escolar, tecnologia assistiva, descrição de imagens e gráficos, e estratégias dos alunos. Dez afirmações e recomendações foram elaboradas com base nos resultados.
Aprendizagem de matemática por estudantes com deficiência visual: uma revisão sistemática da literatura
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Dias, Ana Isabel de Azevedo Spinola | Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva
- Instituição(ões) relacionada(s): Boletim de Educação Matemática (Editora) | Universidade Federal Fluminense (Autora) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (Autora)
- Identificadores: ISSN 1980-4415
- Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a240142
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 34 páginas
- Edição: Volume 39 (Bolema)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição