O artigo investiga os determinantes da matrícula escolar no Brasil, nos Ensinos Fundamental e Médio, combinando duas tradições dos estudos educacionais. A primeira refere-se ao dividendo demográfico e a segunda, aos estudos dos determinantes educacionais. Os resultados indicaram que uma menor pressão demográfica é um fator importante para a matrícula no Fundamental. Já para o Ensino Médio, a disponibilidade de oferta educacional (razão professor/população em idade escolar) é o fator mais relevante.
Análise do dividendo demográfico na matrícula escolar no Brasil numa abordagem hierárquica e hierárquica-espacial
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2007
- Autor(es): Riani, Juliana de Lucena Ruas | Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-3098
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v24n1/05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Edição: Volume 24; Número 1
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados