Artigo

Igualdade de oportunidades: analisando o papel das circunstâncias no desempenho do Enem

RESUMO

Estudo avalia as influências das circunstâncias sociais no desempenho dos alunos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Utilizando duas estruturas teóricas - em uma primeira fase, a independência entre circunstâncias e esforço e, em seguida, busca-se mensurar o viés da omissão do esforço e do talento individual. O primeiro conjunto de resultados aponta para um forte diferencial no esforço empregado entre os tipos para obter um bom desempenho no Enem.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 10/2014
  • Autor(es): Figueirêdo, Erik | Nogueiray, Lauro | Santanaz, Fernanda Leite
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Getulio Vargas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0034-7140
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbe/v68n3/0034-7140-rbe-68-03-0373.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 24/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Edição: Volume 68
  • Tipo Licença: Exige atribuição