A estrutura familiar e nível socioeconômico são cruciais no desempenho escolar dos jovens. Analisam-se as tipologias familiares de classe desfavorecida do Recife (Brasil) e o tipo de relação dos pais (pai e mãe) com os filhos que abandonaram a escola. Baseou-se na vida escolar de 504 alunos. Constatou-se que o pai tende a ser indiferente à vida escolar dos filhos, já a mãe tem atitude calorosa. O abandono no Ensino Médio público nas classes desfavorecidas brasileiras é problema grave.
Abandono escolar em adolescentes brasileiros do ensino público: estudo de variáveis familiares
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2011
- Autor(es): Bayma, Hilda Freire e Assunção | Machado, Teresa Sousa | Roazzi, Antonio
- Local de publicação: Coimbra
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1647-8614
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-8MSG85/disserta__o_2011__word_2003.pdf?sequence=1
- Data de Acesso à Fonte: 01/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Edição: Número 45-1
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados