Artigo

À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática

RESUMO

O presente ensaio tem como objetivo contribuir com o cumprimento das determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 por parte dos docentes da área de Ciências Exatas. Pautamo-nos no Programa Etnomatemática e em uma perspectiva socioconstrutivista da Psicologia da Educação Matemática para sugerir que a afetividade seja tomada como fator relevante para a aprendizagem escolar. Argumentamos que a adoção deste referencial, em conjunto com uma postura pedagógica que considere os elementos estruturantes da africanidade, pode colaborar com a emergência de conceitos e valores relevantes à constituição de posturas e estratégias pedagógicas mais adequados à população brasileira.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2016
  • Autor(es): Costa, Wanderleya Nara Gonçalves | Silva, Vanísio Luiz da
  • Local de publicação: Minas Gerais
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Juiz de Fora ()
  • Identificadores: ISSN 2447-5246
  • Fonte: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19875
  • Data de Acesso à Fonte: 16/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Tipo Licença: Necessita pesquisa