O presente ensaio tem como objetivo contribuir com o cumprimento das determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 por parte dos docentes da área de Ciências Exatas. Pautamo-nos no Programa Etnomatemática e em uma perspectiva socioconstrutivista da Psicologia da Educação Matemática para sugerir que a afetividade seja tomada como fator relevante para a aprendizagem escolar. Argumentamos que a adoção deste referencial, em conjunto com uma postura pedagógica que considere os elementos estruturantes da africanidade, pode colaborar com a emergência de conceitos e valores relevantes à constituição de posturas e estratégias pedagógicas mais adequados à população brasileira.
À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2016
- Autor(es): Costa, Wanderleya Nara Gonçalves | Silva, Vanísio Luiz da
- Local de publicação: Minas Gerais
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Juiz de Fora ()
- Identificadores: ISSN 2447-5246
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19875
- Data de Acesso à Fonte: 16/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas