A pesquisa buscou conhecer as ações de psicólogos para garantir a permanência dos estudantes indígenas na universidade. Seis psicólogos ligados a universidades públicas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste participaram do estudo. As entrevistas foram realizadas via Google Meet, gravadas, transcritas e analisadas, destacando três temas principais: ações desenvolvidas, dificuldades e desafios, e estratégias e recomendações. Concluiu-se que a Psicologia pode contribuir para a permanência desses estudantes, combinando suas técnicas com outros saberes.
A permanência dos estudantes indígenas na universidade: o que faz a psicologia?
Sobre o documento
- Título original: A permanência dos estudantes indígenas na universidade: o que faz a psicologia?
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Caccia, Julia Damacena | Domingues, Eliane
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392024-259789
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 9 páginas
- Edição: Psicologia Escolar e Educacional, 2024, volume 28
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição