O estudo analisa as políticas oficiais destinadas à educação brasileira e catarinense da década de 1930 aos anos 2000 e seus impactos no acesso aos Ensinos Fundamental e Médio. Os sistemas de ensino foram caracterizados como: seletivos entre 1930 e 1945; diferenciados entre 1946 e 1969; regulados entre 1970 e 1987; e meritocráticos desde 1988, quando os brasileiros conquistam efetivamente o direito à educação. Buscou-se, assim, apreender as consequências dos dispositivos legais sobre o movimento de acesso à escola.
A meritocracia na política educacional brasileira (1930-2000)
Sobre o documento
- Data de publicação: 2009
- Autor(es): Ruschel, Elizete | Valle, Ione Ribeiro
- Local de publicação: Braga
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 0871-9187
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpe/v22n1/v22n1a08.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 28 páginas
- Edição: Volume 22; Número 1