O artigo analisa a Lei 10.639/03, seus avanços e desafios, a partir das ações políticas do Movimento Negro que, desde a década de 1980, empreendeu forte ação política em defesa de mudanças na educação das relações raciais e no currículo escolar. Essa luta resultou na aprovação de legislação educacional que propõe o ensino da Educação das Relações Étnico-raciais, a História da África e da Cultura Afro-brasileira. Examinam-se algumas experiências pedagógicas no processo de implantação da mencionada lei.
À luz da Lei 10.639/03, avanços e desafios: movimentos sociais negros, legislação educacional e experiências pedagógicas
Sobre o documento
- Data de publicação: 10/2013
- Autor(es): Rocha, Solange | Silva, José Antônio Novaes da
- Local de publicação: Goiânia
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (Editora)
- Identificadores: ISSN 2177-2770
- Fonte: Abre em uma nova guia https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/189/185
- Data de Acesso à Fonte: 30/05/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 28 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição