Dissertação

A literatura negro-brasileira como propiciadora de uma educação para as relações étnico-raciais: uma fenda no cânone

RESUMO

Este trabalho propõe o ensino da literatura negro-brasileira como afirmativa de identidades étnico-raciais, uma vez que não corrobora as imagens cristalizadas dos sujeitos negros da literatura tradicional brasileira, antes problematiza-os, desestabilizando determinados lugares ocupados por tais. Esta abordagem se faz necessária, tendo em vista que o ensino de literatura, hoje, nas escolas brasileiras, é pautado em obras que pouco (ou nada) representam a comunidade negra sob um aspecto protagonístico. Desta forma, a argumentação desta dissertação está ancorada na concepção da literatura negro-brasileira como um espaço de reflexão acerca do lugar ocupado pelo negro na sociedade, seu processo de luta e resistência. A pesquisa aplicada assume o caráter de pesquisa-ação, visto que se pauta numa prática reflexiva de ênfase social e aponta a leitura e o estudo do texto literário em sala de aula para professores e estudantes como uma possibilidade de compreender o protagonismo negro.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2017
  • Autor(es): Santos, Adeilma Machado dos
  • Local de publicação: Campina Grande
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Educação - UEPB (Editora)
  • Fonte: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2817
  • Data de Acesso à Fonte: 12/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 113 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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