Dissertação

A literatura negro-brasileira como propiciadora de uma educação para as relações étnico-raciais: uma fenda no cânone

Resumo

Este trabalho propõe o ensino da literatura negro-brasileira como afirmativa de identidades étnico-raciais, uma vez que não corrobora as imagens cristalizadas dos sujeitos negros da literatura tradicional brasileira, antes problematiza-os, desestabilizando determinados lugares ocupados por tais. Esta abordagem se faz necessária, tendo em vista que o ensino de literatura, hoje, nas escolas brasileiras, é pautado em obras que pouco (ou nada) representam a comunidade negra sob um aspecto protagonístico. Desta forma, a argumentação desta dissertação está ancorada na concepção da literatura negro-brasileira como um espaço de reflexão acerca do lugar ocupado pelo negro na sociedade, seu processo de luta e resistência. A pesquisa aplicada assume o caráter de pesquisa-ação, visto que se pauta numa prática reflexiva de ênfase social e aponta a leitura e o estudo do texto literário em sala de aula para professores e estudantes como uma possibilidade de compreender o protagonismo negro.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2017
  • Autor(es): Santos, Adeilma Machado dos
  • Local de publicação: Campina Grande
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Educação - UEPB (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2817
  • Data de Acesso à Fonte: 12/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 113 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados