Apresenta uma leitura das heranças deixadas pelo regime da ditadura militar à gestão da educação no Brasil. Apresenta um contexto da educação nesse período e enfatiza a tecnocracia como o elemento determinante na gestão educacional desenvolvida à época. Analisam-se as consequências desta concepção na gestão escolar atual, identificando uma forte herança na gestão escolar, centrada no diretor, e, ao mesmo tempo, intenções de superar o legado da ditadura quanto à gestão dos sistemas de ensino.
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Souza, Ângelo Ricardo de | Tavares, Tais Moura
- Local de publicação: Goiânia
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 2447-4193
- Fonte: Abre em uma nova guia http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53674/33089
- Data de Acesso à Fonte: 24/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 30; Número 2
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial