Artigo

A escola republicana francesa frente às exigências da lógica econômica: qual democracia? Entrevista com André D. Robert

Resumo

Em entrevista, André D. Robert analisa as relações entre sistema econômico, Estado e escola a partir das reformas do sistema escolar francês de 1945 e 2014. Concluindo pela existência de uma escola a meio caminho entre os valores e práticas da tradição republicana e as adaptações contemporâneas à lógica econômica. Embora o acesso à escola seja cada vez mais abrangente, a distribuição dos alunos entre oportunidades de ensino mais ou menos prestigiosas é fortemente marcada pela origem social.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 06/2016
  • Autor(es): Ratier, Rodrigo Pelegrini | Robert, André D. | Setton, Maria da Graça Jacintho
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n2/1517-9702-ep-42-2-0539.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 01/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 42; Número 2
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição