Em entrevista, André D. Robert analisa as relações entre sistema econômico, Estado e escola a partir das reformas do sistema escolar francês de 1945 e 2014. Concluindo pela existência de uma escola a meio caminho entre os valores e práticas da tradição republicana e as adaptações contemporâneas à lógica econômica. Embora o acesso à escola seja cada vez mais abrangente, a distribuição dos alunos entre oportunidades de ensino mais ou menos prestigiosas é fortemente marcada pela origem social.
A escola republicana francesa frente às exigências da lógica econômica: qual democracia? Entrevista com André D. Robert
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2016
- Autor(es): Ratier, Rodrigo Pelegrini | Robert, André D. | Setton, Maria da Graça Jacintho
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n2/1517-9702-ep-42-2-0539.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 01/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 42; Número 2
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição