Propõe discussão sobre o que vem sendo entendido e praticado como democracia escolar. Vale-se da teoria de Basil Bernstein sobre “democracia e direitos pedagógicos”, avaliando os Ensinos Fundamental e Médio em três escolas públicas no sudoeste do Paraná. Apresenta questões para reflexão que envolve as possibilidades a) do crescimento pleno, b) do processo de inclusão e c) da dinâmica da participação, que podem levar as pessoas a manter, a transformar e a construir uma nova ordem social.
A democracia que pratica a escola: princípios e direitos pedagógicos para avaliar a educação: um estudo em escolas públicas no sudoeste do Paraná
Sobre o documento
- Data de publicação: 23/12/2002
- Autor(es): Araujo, Evania Luiza de
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://hdl.handle.net/10183/2505
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 288 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual