Este artigo é decorrente de uma macropesquisa, financiada pela chamada universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Teve como objetivo analisar a compreensão e a participação dos gestores escolares de dez estados brasileiros no processo de implementação e materialização da Base Nacional Comum Curricular em seus respectivos currículos estaduais e/ou municipais.
A pesquisa constatou que 54 entrevistados, ou 65,06% da amostra não participaram das discussões que levaram à aprovação das versões da BNCC. Além disso, 53 deles (63,85%) também não atuaram na elaboração dos currículos estaduais ou municipais onde estão inseridos profissionalmente.
Neste sentido, a pesquisa pontua indícios de que o processo de construção da BNCC não foi amplamente participativo e democrático, o que dificulta seu alinhamento às reais necessidades dos estudantes.