Artigo

Rapazes negros e pobres na Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre a relação entre masculinidades e raça

RESUMO

Apresenta-se um estudo realizado em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de São Paulo para verificar as razões da sobrepresença de rapazes negros e pobres nessa modalidade de ensino. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com alunos desse perfil para relacionar as masculinidades e o seu rendimento escolar. Verificou-se que os rapazes negros compartilhavam um padrão marginalizado devido às contradições envolvidas em sua corporeidade enquanto fonte de expressão de masculinidade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2016
  • Autor(es): Brito, Rosemeire dos Santos
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2177-6210
  • Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2016.202.08/5443
  • Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 10 páginas
  • Edição: Volume 20; Número 2
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição