Artigo

Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão

RESUMO

Apresenta-se neste artigo uma revisão de estudos científicos sobre os efeitos que a retenção de alunos, no mesmo ano escolar que frequentaram, tem na sua aprendizagem, personalidade e no seu comportamento. Porque a maioria dos estudos constata, nestes três domínios, consequências negativas nos alunos reprovados e parece haver, da parte de todos, um consenso generalizado sobre a ineficácia da retenção na aprendizagem, sobretudo a longo prazo, são apresentadas aqui orientações pedagógicas, alternativas à retenção, para apoiar alunos com resultados escolares baixos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 01/01/2009
  • Autor(es): Rebelo, José A. S.
  • Local de publicação: Portugal
  • Identificadores: ISSN 1647-8614
  • Fonte: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1258
  • Data de Acesso à Fonte: 05/08/2019
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Edição: Número 43-1
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial