Artigo

Análise do dividendo demográfico na matrícula escolar no Brasil numa abordagem hierárquica e hierárquica-espacial

RESUMO

O artigo investiga os determinantes da matrícula escolar no Brasil, nos Ensinos Fundamental e Médio, combinando duas tradições dos estudos educacionais. A primeira refere-se ao dividendo demográfico e a segunda, aos estudos dos determinantes educacionais. Os resultados indicaram que uma menor pressão demográfica é um fator importante para a matrícula no Fundamental. Já para o Ensino Médio, a disponibilidade de oferta educacional (razão professor/população em idade escolar) é o fator mais relevante.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2007
  • Autor(es): Riani, Juliana de Lucena Ruas | Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0102-3098
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v24n1/05.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Edição: Volume 24; Número 1
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados