Dissertação

Ensino de filosofia: problematizando práticas no Ensino Médio

RESUMO

Com base nas características da sociedade disciplinadora presentes na escola, a pesquisa problematiza o ensino de filosofia com o objetivo de pensar novas possibilidades de aprendizagem libertadoras, sob as referências de Nietzsche, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Deleuze e outros. Desse modo, apresenta conceitos para desconstruir práticas dogmáticas do pensamento e, assim, possibilitar o encontro com o diferente, o não instituído e com a multiplicidade. Para isso, extrai de eventos cotidianos e de eventos particulares uma ideia mais ampla de dos processos sociais gerados pela nova ordem mundial contemporânea, como o mercado global, a educação, a criação de subjetividades, entre outros.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.