Artigo

Participação escolar: representações dos alunos do 3º ciclo de Aveiro (Portugal)

RESUMO

Analisa-se a relação entre democracia e educação quanto à participação de alunos nas decisões da escola. Identificam-se espaços oferecidos aos jovens na tomada de decisões na escola para compreender o seu papel na capacitação deles para exercitarem uma cidadania ativa. Em 2009, um estudo em duas escolas públicas do ensino básico em Aveiro, Portugal, com 240 alunos do 8º e 9º ano, concluiu que as escolas focam as decisões nos docentes, e os alunos acabam tendo uma participação passiva e ritualizada.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2010
  • Autor(es): Pedro, Ana Paula | Pereira, Caridade Maria A. Lima dos S.
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a07.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 36; Número 3
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição