Artigo

Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira

RESUMO

Discute-se a formação humana no contexto do ensino médio. Parte-se do pressuposto de que o objetivo é a formação integral, politécnica. Baseou-se em pensadores clássicos da sociologia e da educação para discutir termos como “politecnia” e “formação humana integral”. Conclui-se que, quanto às dificuldades presentes na trajetória educacional brasileira, cumpre reiterar a defesa de processos formativos emancipatórios, entre os quais se destaca a formação integral e integrada.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2015
  • Autor(es): Lima Filho , Domingos Leite | Moura, Dante Henrique | Silva, Monica Ribeiro da
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-449X
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 02/11/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 24 páginas
  • Edição: Volume 20 Número 63
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição