Artigo

Política de formação profissional e escolarização no PROEJA: análise da experiência realizada em dois Estados brasileiros

RESUMO

Faz-se um estudo comparativo entre duas turmas do curso técnico em secretariado do PROEJA, um no Paraná, e outro no Mato Grosso, entre 2009 e 2011. Reflete-se sobre as formas de implantação dessa política, seu público-alvo e sua efetividade quanto à adesão e conclusão do curso. Embora tenha havido o predomínio de estudantes mulheres em ambos os cursos, houve divergências no número de alunos e nas suas faixas etárias. A forma de organização curricular interfere diretamente na efetividade dos cursos.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.