Artigo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura - reflexões necessárias

RESUMO

Analisam-se os sentidos que trabalho, ciência, cultura e tecnologia adquirem na sociedade atual e, com base na Teoria Crítica da Sociedade, problematiza-se a proposição desses elementos nos textos que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Visa-se uma educação voltada à produção da autonomia intelectual e moral nos indivíduos. Conclui-se que não se deve tomar essas propostas de forma instrumental, pois pode haver um esvaziamento de sentido e a perda da sua potencialidade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 09/2014
  • Autor(es): Colontonio, Eloise Medice | Silva, Monica Ribeiro da
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n58/05.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 04/11/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 58
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição