Este boletim técnico oferece um panorama atualizado sobre o bullying e o cyberbullying nas escolas brasileiras, articulando dados de diversas fontes como a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Tem como objetivo subsidiar políticas públicas e orientar práticas pedagógicas para enfrentar de forma eficaz essas violências. O documento considera as recomendações do Grupo de Trabalho de Especialistas em Violência nas Escolas e se insere no Seminário Internacional pelo Enfrentamento do Bullying nas Escolas. Ele busca fortalecer estratégias de prevenção e resposta, promovendo ambientes educacionais mais seguros e inclusivos.
2º Boletim Técnico Escola que protege: dados sobre bullying e cyberbullying
Sobre o documento
- Título original: 2º boletim técnico escola que protege: dados sobre bullying e cyberbullying
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Ministério da Educação (Editora) | Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) (Autora) | Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Autora) | Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Autora) | Universidade Federal do Paraná (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-que-protege
- Suporte: Texto
- Tipologia: Boletim
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: 1ª edição
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição