Artigo

A história da ciência no ensino da termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de física

RESUMO

O texto é uma reflexão sobre um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem da Termodinâmica. As atividades envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e alunos do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui para melhorar a compreensão dos conceitos de Termodinâmica, tornando-se uma ferramenta importante no entendimento da Física.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2007
  • Autor(es): Hülsendeger, Margarete Jerusa Varela Centeno
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1983-2117
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n2/1983-2117-epec-9-02-00222.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 9; Número 2
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.