Relatório

Oportunidades educacionais de estudantes concluintes do Ensino Médio: Inscrição e Participação no Enem entre 2013 e 2021

RESUMO

A partir do cruzamento de diversas bases de dados, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da (LaPOpE) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), produziram estudo com análises inéditas sobre a série histórica de inscrição e participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por estudantes concluintes do Ensino Médio.

Este é o primeiro de dois relatórios da pesquisa “Oportunidades educacionais de estudantes concluintes do Ensino Médio: um estudo do Enem entre 2013 e 2021”, que evidencia um aumento das disparidades sociais nos últimos anos, com maior redução da participação no exame entre os jovens de famílias de nível socioeconômico baixo e da rede pública. O estudo revela ainda o aprofundamento das desigualdades raciais e coloca lupa na diferença de realização do Enem entre os jovens com e sem deficiências, além de permitir a comparação das taxas de inscrição e participação entre regiões e estados.

O documento também traduz as análises em uma série de recomendações para gestores públicos, em especial do governo federal e das secretarias estaduais de educação, que podem ser colocadas em prática já em 2023.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2023
  • Instituição(ões) relacionada(s): Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais - LaPOpE-UFRJ (Autora) | Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades - NIED-UFRJ (Autora) | Instituto Unibanco (Apoiadora)
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Relatório
  • Tamanho: 52 páginas
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações

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