Relatório

Diversidade Étnico-racial, Cultura e Cidadania: Diálogos com as Ciências da Natureza

RESUMO

Produzida pelo Coletivo de Intelectuais Negros e Negras (CDINN), em parceria com o Instituto Unibanco, esta publicação analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a finalidade de estabelecer relações entre os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e a temática étnico-racial nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Observa-se que no documento homologado da BNCC, para além de uma nota de rodapé, não há menção, em suas 600 páginas, às alterações à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) provocadas pelas leis n°10.639/2003 e n°11.645/2008. E que a palavra raça foi mencionada duas vezes, étnico-racial, duas vezes e racismo, quatro vezes.

A partir dessa identificação, obra parte do entendimento que as questões étnico-raciais deveriam ser tratadas não como temas transversais, mas entrar no currículo por essa “porta”, considerando os TCTs da BNCC como ponto de partida de percursos que se abrem para construir alternativas viáveis para os três principais tipos de aprendizagens essenciais previstas no documento: conceitos, procedimentos e valores.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2023
  • Autor(es): Silvério, Valter | Galindo, Monica Abrantes
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Coletivo de Intelectuais Negras e Negros (Autora) | Instituto Unibanco (Patrocinadora)
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Relatório
  • Tamanho: 30 páginas
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações