Ilustração
Desafio: Quais ações podem ser feitas para acolher melhor os estudantes?

Rodas de conversa sobre questões socioemocionais

Resumo da solução

Casos de bullying, depressão e dificuldades de relacionamento entre colegas fazem parte da rotina de muitas escolas. Na UE Elon Machado Moita, no município de Lagoa Alegre (PI), não era diferente. Decidida a enfrentar o problema, a coordenação pedagógica lançou o projeto “Pauta do dia”, que consiste em rodas de conversa sobre questões socioemocionais e todo tipo de preocupação dos alunos. Os encontros duram uma hora e meia e são realizados uma vez por mês. Foram percebidas mudanças positivas de comportamento. Mais alunos também passaram a buscar apoio da coordenação, o que ajuda a melhorar o clima escolar e pode prevenir casos de evasão.

 

 

Depoimento completo:

Um estudante que se sente efetivamente pertencente ao ambiente escolar tem a possibilidade de alcançar melhores resultados de aprendizagem. Com isso em mente, a coordenação pedagógica elaborou um projeto para se aproximar dos estudantes, discutir seus interesses, problemas e preocupações. Assim nasceu a Pauta do dia, que são rodas de conversas e debates dinâmicos de uma hora e meia de duração, realizados pela coordenadora uma vez por mês, por turma, sobre assuntos relevantes para os jovens, mapeados previamente entre eles, ou temas identificados como importantes para o contexto escolar.
Antes de implementar a prática, mesmo com todo o trabalho, a escola parecia distante do interesse real dos estudantes, seus problemas e preocupações, quase alheia às suas angústias e dúvidas sobre a vida, e pouco atuava sobre suas questões socioemocionais.
Depois da implementação, a escola passou a perceber algumas situações específicas dos estudantes, como casos de depressão, bullying, ansiedade, problemas de relacionamento com colegas e familiares, entre outros, e pôde orientá-los, assim como a suas famílias, a procurar ajuda ou, muitas vezes, resolvendo a questão na própria escola, afinal, são fatores que influenciam diretamente a aprendizagem e podem prejudicar ou melhorar os resultados da escola, dependendo da forma como são tratados.
A ideia da Pauta do dia foi da coordenadora pedagógica, em conversa informal com a professora de Biologia, que contava sobre as dúvidas que os estudantes tinham em relação à sexualidade e só tiveram coragem de perguntar depois que tinham saído da escola. Foi definido que a coordenadora conduziria as conversas por ser alguém presente no ambiente escolar, mas que não está diariamente com os estudantes em sala de aula, para não constrangê-los.
Os resultados não são mensuráveis em números, mas as mudanças positivas são visíveis. Houve uma aproximação dos jovens junto à coordenação, buscando auxílio e conversando sobre seus dilemas por sentirem-se acolhidos e compreendidos, o que tem influenciado diretamente nas aulas. Eles estão mais envolvidos com as atividades escolares e aderiram muito bem à prática, solicitando a ação até mesmo antes da data.
O engajamento não é só dos estudantes, mas também dos professores. Ambos participam do processo de planejamento, sugerindo os temas e contribuindo com materiais como indicações de vídeos e leituras. Alguns  estudantes fizeram um levantamento entre os demais para saber quais eram seus maiores interesses e outros participam, inclusive, da execução. Trata-se de uma ação que pode levar à redução da evasão escolar, à medida que aumenta o sentimento de pertencimento e põe em prática a educação para a formação integral do indivíduo.


Depoimento por: Maria do Socorro Rodrigues Santana (coordenadora pedagógica)
Instituição: UE Elon Machado Moita)

TEMAS TRABALHADOS:

Clima escolar; Evasão escolar; Acolhimento

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?