Ilustração
Desafio: Conheça ações que melhoraram a convivência e o clima escolar

Rodas de conversa para rever metodologias

Resumo da solução

Havia muitos conflitos entre estudantes e professores em algumas disciplinas na E. E. Profª Luzia Seixas de Oliveira Aquino (Buriti dos Lopes-PI). A principal queixa dos estudantes era a maneira como alguns professores davam aulas, e os professores, por sua vez, reclamavam que os estudantes participavam pouco das atividades. A escola promoveu, então, rodas de conversa e reflexão entre estudantes e professores, buscando melhorar o diálogo entre ambos. Os resultados foram positivos, tendo impactado tanto no desempenho escolar quanto na relação entre eles.

 

 

Depoimento completo:

Nosso trabalho foi inspirado na vontade de resolver um problema que se tornara bastante grave na escola: a desmotivação. Os estudantes manifestavam desinteresse nas aulas e os professores se frustravam com esse comportamento.

Havia muitos conflitos entre estudantes e professores em algumas disciplinas. Os estudantes criticavam a maneira como os professores ministravam as aulas, principalmente a postura e a metodologia que adotavam, enquanto os professores se queixavam de estudantes que se recusavam a participar do que era proposto.

Diante dessa situação, nos colocamos um desafio: como criar um ambiente de aproximação, fazendo com que as insatisfações se transformassem em uma disposição para a mudança que levasse à melhoria de aprendizagem e do clima escolar?

A saída, constatamos, teria de começar pelo diálogo, que não existia nas salas de aula. Acreditamos que essa comunicação contribuiria para que os  estudantes e os professores se sentissem corresponsáveis na busca de um ensino de qualidade, criando uma relação harmoniosa e parceira. Partimos então para a criação da Roda de conversa e reflexão, a fim de detectar os reais motivos do baixo rendimento dos estudantes e os motivos da ineficácia das metodologias utilizadas.

Começamos em maio de 2017, com os professores definindo o cronograma das rodas de conversa que seriam aplicadas em aula. As reuniões seriam realizadas com as cadeiras dispostas em círculo, para facilitar a interação após a apresentação do professor sobre os objetivos da ação. Embora as rodas envolvessem os professores e estudantes, os funcionários da escola, a equipe gestora e os familiares também interagiram e se reconheceram corresponsáveis pelo trabalho de melhoria da aprendizagem.

O primeiro encontro, em agosto, teve o foco na reflexão sobre tudo o que havia ocorrido na escola durante o primeiro semestre. Em cada turma, os  estudantes tiveram a oportunidade de expor aos professores suas dificuldades em relação às disciplinas e opinar sobre a metodologia aplicada, fazendo com que os docentes também buscassem melhorar a maneira de ministrar suas aulas. No último bimestre, a roda de conversa foi retomada para analisar as mudanças vivenciadas.

A iniciativa deu resultado: a interação professor-estudante aumentou consideravelmente em cada sala de aula e 90% dos docentes citados por eles inovaram suas práticas pedagógicas, fazendo com que 95% dos discentes ficassem mais interessados nas aulas. Os estudantes melhoraram o rendimento e passaram a se interessar mais em participar de vestibulares. Em consequência, o número de aprovados na faculdade aumentou significativamente em relação aos anos anteriores. Houve também um impacto positivo na interação dentro do ambiente familiar.

Os próximos passos serão voltados para a busca de melhorias, por meio do diálogo, tanto no ambiente escolar quanto na própria comunidade, pois quando são expostos os problemas nos quais cada um está inserido, é possível traçar planos em busca de mudanças e melhorias.


Depoimento por: Rayka Regina Gomes Freitas (gestora), Gedalias Fonseca Amaral (coordenadora pedagógica)
Instituição: E. E. Profª Luzia Seixas de Oliveira Aquino )

TEMAS TRABALHADOS:

Clima escolar; Desempenho escolar; Motivação

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Cadernos de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?