Ilustração
Desafio: Veja ações de escolas que combinaram ação socioambiental e aprendizagem

Projeto interdisciplinar sobre o rio São Luís

Resumo da solução

A professora de Língua Portuguesa Gessela Byanka Meireles e as estudantes Luiza Herzog Tirola e Ariane Ludtke Schulz, da E. E. E. F. M. São Luis (Santa Maria de Jetibá-ES), falam sobre como a escola passou a abordar as questões ambientais de forma crítica, por meio de uma pesquisa de campo na comunidade. O tema escolhido foi um projeto interdisciplinar sobre o rio São Luís, que cruza a comunidade. Daí nasceu o projeto interdisciplinar Rio São Luís, um rio de atitudes. O primeiro passo foi o conhecimento da realidade com entrevistas aplicadas em famílias e moradoras da comunidade sobre problemas ambientais gerados pela degradação do rio e sobre memórias da importância do rio para a comunidade. Depois desse diagnóstico, foram feitos textos, cartazes, músicas e manifestações artísticas que tratavam dos temas do projeto. Essas manifestações foram divulgadas para toda a comunidade, fazendo que com que o conhecimento produzido pelos estudantes chegasse a toda a comunidade.


Depoimento por: Gessela Byanka Meireles (professora), Luiza Herzog Tirola e Ariane Ludtke Schulz (estudantes)
Instituição: EEEFM São Luis)

TEMAS TRABALHADOS:

Sustentabilidade; Interdisciplinaridade

Para saber mais sobre o tema:

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?