Reciclagem do lixo da escola
Resumo da solução
Preservar a natureza e despertar a consciência ambiental devem ser objetivos de todo educador. Pensando nisso, o CETI Mário Martins, no município de Picos (PI), desenvolveu um projeto sobre reciclagem e o lixo gerado na escola. Os jovens conheceram a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fizeram caminhadas pelo bairro e levaram os novos hábitos para casa. A participação no projeto resultou em maior engajamento nas atividades escolares, com melhoria do clima nas salas de aula.
Depoimento completo
A preservação da natureza é uma questão urgente e deve ser preocupação de todo indivíduo. Pensando nisso, a escola elaborou um projeto com o objetivo de despertar a consciência dos estudantes para as questões ambientais, por meio de ações práticas, começando pelo próprio lixo gerado em sala de aula.A ação, porém, extrapolou os muros da escola e beneficiou toda a comunidade. Por conta do projeto, os jovens conheceram a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e se tornaram entusiastas da reciclagem. Os novos hábitos foram levados também para a casa dos estudantes, envolvendo as famílias.
Uma das etapas da prática foi a pesquisa de campo, para verificação de pontos de coleta seletiva. Após aprender sobre a forma correta de separar os resíduos, o material coletado foi encaminhado para ONGs e empresas presentes no bairro Junco, região leste de cidade de Picos, que desenvolvem trabalhos com materiais recicláveis.
Outras ações foram uma caminhada pelo bairro para sensibilizar a comunidade sobre a importância da reciclagem: palestra para os estudantes com a participação de uma educadora ambiental e aplicação de um questionário nas residências do entorno da escola, para coletar informações acerca do tratamento que estas famílias dão para o lixo doméstico. Nessa oportunidade, promovia-se a divulgação dos locais de reciclagem disponíveis na cidade.
O projeto foi apresentado em outras duas escolas, elencando os resultados obtidos nos questionários de forma a mobilizar os demais estudantes para as situações da reciclagem. A apresentação se deu por meio de palestra, jogos e teatro, sob a coordenação da professora e dos estudantes da U. E. Mário Martins.
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a reciclagem também é a fonte de renda de muitas famílias. Ou seja, a prática desenvolvida pela escola foi muito proveitosa, pois contou com abordagens ambientais, sociais e também cognitivas, por meio das pesquisas elaboradas pelos estudantes.
A ideia surgiu durante o planejamento da área de conhecimento Ciências da Natureza e foi colocada em prática por toda a comunidade escolar. O envolvimento dos estudantes com o projeto levou a um maior engajamento nas aulas e em outras atividades. Transformou a rotina da escola e seus hábitos em casa. A adoção de atitudes positivas melhorou o clima como um todo, o que deve refletir também nos resultados de aprendizagem.
Depoimento por: Luzia de Kássia Meneses de Aquino (professora)
Instituição: C.E.T.I. MÁRIO MARTINS)
TEMAS TRABALHADOS:
Sustentabilidade; Clima escolar; Relação escola-comunidade
Para saber mais sobre o tema:
Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2019)
QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO
Ela está bem explicada?
Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?
Esta solução foi útil para você?