Ilustração
Desafio: Conheça ações que melhoraram a convivência e o clima escolar

Mudança de horários de reuniões

Resumo da solução

Após tornar-se uma escola de ensino médio de tempo integral, o CETI Cônego Cardoso, no município de Castelo do Piauí (PI), deparou-se com a resistência dos professores em participar das atividades de formação. O motivo é que a maioria não estava lotada em tempo integral e muitos trabalhavam também em outras escolas. A solução foi sensibilizar os professores, oferecendo duas turmas conforme as disponibilidades de horários, e promover reuniões dinâmicas, atrativas e acolhedoras − com vídeos, atividades práticas e lanche. Quase todos passaram a participar das reuniões de formação.

 

 

Depoimento completo:

Iniciamos nossa jornada como escola de Ensino Médio em tempo integral em 2016, ano em que a Seduc lançou o projeto No chão da escola, que envolvia uma política de formação continuada de professores inserida no contexto escolar. Era justamente o que necessitávamos para ajustar as práticas pedagógicas até então utilizadas junto a um processo de gestão mais eficaz, com foco em resultados de aprendizagem. Essa visão também foi reforçada com a chegada em nossa escola do Programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, em 2017.

Na transição, porém, tínhamos o desafio de desenvolver uma escola de tempo integral em um cenário de resistência por parte dos educadores, em relação à formação. A maioria dos docentes não estava lotada em tempo integral e o acesso do coordenador pedagógico era difícil em relação aos demais, que cumpriam carga horária também em outras instituições. Os professores tinham dificuldades para aceitar o cumprimento da hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).
Nesse cenário, nos indagamos: como sensibilizar os professores de que a escola é um espaço in loco de formação continuada e aperfeiçoamento da prática docente?
Iniciamos o trabalho pela sensibilização dos docentes e a organização de horários, de forma a alcançar o maior número de professores possível. A coordenação pedagógica formou duas turmas, considerando a disponibilidade dos professores.
A partir daí, começamos a realizar os encontros, integrando as temáticas trabalhadas ao que era desenvolvido em sala de aula, apresentando uma pauta organizada e utilizando recursos como vídeos, textos para reflexão e atividades práticas, além de oferecer lanche e tornar a reunião bastante dinâmica, atrativa e acolhedora.
As práticas pedagógicas, a gestão de sala de aula e os instrumentais de avaliação, pontos fundamentais para os resultados de aprendizagem, pautavam os encontros. Isso porque, em nossa escola, a avaliação girava muito em torno de provas escritas; alguns professores tinham problemas com o domínio das salas e, portanto, havia a necessidade de transformar as atividades pedagógicas, pois teriam impacto direto nas outras duas dimensões.
Hoje quase todos os professores participam das reuniões de formação, que ocorrem todas as quartas-feiras. Em consequência, a escola registrou 100% de aprovação em 2017; os projetos interdisciplinares promoveram a integração da equipe por área do conhecimento e incrementaram os processos de avaliação, pois trabalham a parte prática das teorias estudadas em sala de aula, proporcionando o aprimoramento contínuo.
As reflexões sobre as avaliações interna e externa renderam bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb 2017 da escola, que foi de 5,2; as proficiências no Saepi também têm sido muito boas. Os professores compreenderam que o propósito da formação era integrar experiências e aprimorar conhecimentos para avançar no que já realizam com excelência todos os dias: ensinar.
Porém, essa história de sucesso está só no começo. Nosso objetivo é aperfeiçoar o projeto a cada ano com foco nos desafios que permeiam o cotidiano escolar e, em 2019, organizar uma formação com os estudantes líderes de turmas, a fim de que participem mais efetivamente da gestão da escola.


Depoimento por: Maria do Socorro Alves Soares (gestora), Francisca das Chagas Bezerra (coordenadora pedagógica)
Instituição: CETI CÔNEGO CARDOSO )

TEMAS TRABALHADOS:

Clima escolar

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?