Ilustração
Desafio: Conheça ações que melhoraram a convivência e o clima escolar

Escuta ativa quinzenal com os servidores

Resumo da solução

Um dos desafios identificados pela gestão da Escola Estadual Pedro Gardés, em Várzea Grande (MT), era a dificuldade na convivência entre servidores, o que gerava conflitos entre diferentes grupos. Para diminuir esses conflitos e aumentar o senso de pertencimento, a escola criou espaços de escuta ativa. Quinzenalmente, eram programadas reuniões para que os trabalhadores trouxesse pontos de incomodo a serem trabalhados. A abertura para a escuta acontecia também em encontros individuais, sob demanda dos profissionais da escola. Essa melhoria no relacionamento entre os profissionais transbordou para a sala de aula, diminuindo também conflitos entre alunos e professores.


Depoimento por: Márcia de Andrade (diretora)
Instituição: EE Pedro Gardés)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?