Ilustração
Desafio: O que fazer para melhorar a relação das famílias com a escola?

Compromisso coletivo com a melhoria da escola

Resumo da solução

Para atacar os altos índices de faltas e o baixo desempenho acadêmico, a escola chamou pais, estudantes, professores e representantes de instituições da comunidade para fazer um compromisso pela melhoria dos resultados, que culminou no projeto Acreditar que eu posso ser melhor só cabe a mim. No processo de escuta com os estudantes, ficou claro que muitos dos problemas estavam relacionados a questões sociais e familiares. Com a realização desse trabalho, o índice de infrequência caiu significativamente e os estudantes demonstram mais prazer em comparecer à escola.

 

 

Depoimento completo:

Quando iniciamos nossa ação, o maior desafio que enfrentávamos era o alto índice de infrequência dos estudantes às aulas e o desempenho educacional com notas abaixo da média. Precisávamos encontrar uma maneira de conscientizar não somente os jovens, mas também suas famílias sobre a gravidade do problema e fazer com que todos se empenhassem para mudar essa situação.

Durante uma reunião entre a diretora, coordenadores e professores, todos angustiados com a falta de interesse dos estudantes na escola, surgiu a ideia de implementar uma prática que fizesse a diferença pedagógica e estimulasse a frequência e permanência dos estudantes na escola. Para ressaltar que a ação teria de ser conjunta, batizamos o trabalho com o tema “Acreditar que eu posso ser melhor só cabe a mim”.

Decidimos fazer um levantamento das áreas críticas e, já na sequência, realizamos uma mesa redonda com todos os estudantes e professores das salas com maior problema de frequência. Os professores relataram as dificuldades que estavam enfrentando nas aulas e os jovens falaram sobre suas experiências de vida, emocionando boa parte dos colegas. Percebemos naquele momento que muitos dos casos que julgávamos ser apenas indisciplina eram, na verdade, decorrentes de problemas sociais e familiares. Nesse encontro, os estudantes firmaram o compromisso de não faltar às aulas e valorizar o trabalho de seus professores.

O passo seguinte foi marcar uma reunião com os pais, contando com a parceria de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, a Faculdade de Iporá (FAI) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Na ocasião, uma psicóloga da FAI abordou a importância da família na vida dos jovens e a responsabilidade dos pais na ajuda e orientação de seus filhos em relação aos desafios do dia a dia. Uma advogada ressaltou que os pais respondem pelas obrigações que devem assumir com os filhos menores de idade, enquanto um representante do Ministério Público explicou quais as penalidades previstas para pais ou responsáveis, caso não cumpram seu papel em relação aos filhos.

No encontro, os estudantes também tiveram oportunidade de se manifestar e foi firmado um compromisso para que cada um pais, filhos, escola cumprissem seus papeis com base em tudo o que foi apresentado. Os jovens fizeram uma proposta que foi acatada pela escola: a realização do recreio dirigido – intervalo com intervenção pedagógica por meio de atividades lúdicas em todas as sextas-feiras.

Com a realização desse trabalho, o índice de infrequência caiu significativamente. Os estudantes demonstram mais prazer em comparecer à escola, maior dedicação aos estudos em sala de aula e participação nas atividades propostas.

As notas melhoraram muito, os casos de indisciplina diminuíram e o engajamento dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos aumentou, mas ainda é insuficiente. Aprendemos que não podemos desistir jamais do desafio de manter os estudantes na escola e acreditamos que nossa ação pode inspirar iniciativas semelhantes. Nesse caso, é muito importante firmar parcerias, além de fortalecer o ensino-aprendizagem com metodologias ativas e o vínculo entre os estudantes, seus pais e a comunidade escolar.


Depoimento por: Marilda de Lima Oliveira Ferreira (gestora) e Rosenilda Maria de Moraes Silva (coordenadora pedagógica)
Instituição: COLEGIO ESTADUAL ODILON JOSE DE OLIVEIRA)

TEMAS TRABALHADOS:

Relação Família-Escola; Infrequência; Desempenho escolar

Para saber mais sobre o tema:

Este conteúdo faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar de Goiás (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?