Ilustração
Desafio: O que fazer para melhorar a relação das famílias com a escola?

Atividades para atrair a família para a escola

Resumo da solução

Na escola Antonio Gentil Dantas Sobrinho (Pimenteiras-PI), a gestão identificou que uma das causas da baixa aprendizagem era a pouca presença da família na escola. Para resolver o problema foi criado o projeto Família, hoje é seu dia, onde é oferecido um café da manhã e diversos serviços e atividades recreativas aos pais. A escola aproveitou o evento para reforçar a necessidade de maior participação dos pais nas reuniões e no dia a dia dos filhos.

A comunicação entre a família e a escola melhorou, e os estudantes se mostraram mais engajados e pertencentes à escola.

 

 

Depoimento completo:

O projeto nasceu a partir do contexto de dificuldade de inserção da família na escola, com pais que não se preocupavam em participar da vida escolar dos filhos e apresentavam baixa frequência nas reuniões e eventos.
Considerando a importância da família na formação geral do indivíduo, era urgente pensar em uma maneira de atraí-la para a escola, principalmente porque esse cenário levava a outras questões, como a falta de motivação dos estudantes, o baixo desempenho e a evasão.

A principal atividade do projeto Família, hoje é o seu dia! foi o evento Dia D da família na escola, realizado em maio de 2019. Foram oferecidos café da manhã e os seguintes serviços:

  • Instituto da beleza: corte de cabelo, unha, sobrancelha, escova, maquiagem;
  • Instituto do empreendedor: informações sobre negócios;
  • Instituto da Arte: pintura, recorte e colagem, contorno com linha, patchwork, découpage;
  • Stop Play Family: jogos como sinuca, tiro ao alvo, pimbolim e dominó;
  • Pit Stop da saúde: aferição de pressão arterial, cálculo do IMC (índice de massa corporal), instruções de nutricionista e fisioterapeuta;
  • Pit Stop da assistência social: orientação de psicólogo e técnicos em assistência social;
  • Zumba: aula de dança oferecida por academia parceira;
  • Quadrangular de futsal: torneio entre os pais.

 

Os professores e estudantes definiram os temas e cuidaram da mobilização dos parceiros e participantes, da ambientação dos estandes e da organização para o atendimento no dia do evento.

Antes da prática, a participação dos pais nas reuniões de pais e mestres era em torno de 30% a 40%. Depois do evento, esse índice chegou a 80% e aumentou o número das visitas dos pais à escola, que entenderam que não precisam ir apenas quando são chamados. Houve também uma mudança de visão na comunidade. A comunicação entre a família e a escola melhorou: agora as faltas dos estudantes são sempre justificadas e os problemas são compartilhados.

Os estudantes se mostraram mais engajados nas atividades. O sentimento é de que há pertencimento, que a escola se tornou um ambiente mais acolhedor. A expectativa é estreitar ainda mais a relação entre a família e a escola para ajudar a reduzir os déficits de aprendizagem dos jovens.


Depoimento por: Maria Daislan Dantas da Silva (coordenadora pedagógica)
Instituição: C. E. E. P. Antonio Gentil Dantas Sobrinho )

TEMAS TRABALHADOS:

Relação Família-Escola; Relação Comunidade-Escola; Educação integral; Motivação

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?