Atividades para atrair a família para a escola
Resumo da solução
Na escola Antonio Gentil Dantas Sobrinho (Pimenteiras-PI), a gestão identificou que uma das causas da baixa aprendizagem era a pouca presença da família na escola. Para resolver o problema foi criado o projeto Família, hoje é seu dia, onde é oferecido um café da manhã e diversos serviços e atividades recreativas aos pais. A escola aproveitou o evento para reforçar a necessidade de maior participação dos pais nas reuniões e no dia a dia dos filhos.
A comunicação entre a família e a escola melhorou, e os estudantes se mostraram mais engajados e pertencentes à escola.
Depoimento completo:
O projeto nasceu a partir do contexto de dificuldade de inserção da família na escola, com pais que não se preocupavam em participar da vida escolar dos filhos e apresentavam baixa frequência nas reuniões e eventos.
Considerando a importância da família na formação geral do indivíduo, era urgente pensar em uma maneira de atraí-la para a escola, principalmente porque esse cenário levava a outras questões, como a falta de motivação dos estudantes, o baixo desempenho e a evasão.
A principal atividade do projeto Família, hoje é o seu dia! foi o evento Dia D da família na escola, realizado em maio de 2019. Foram oferecidos café da manhã e os seguintes serviços:
- Instituto da beleza: corte de cabelo, unha, sobrancelha, escova, maquiagem;
- Instituto do empreendedor: informações sobre negócios;
- Instituto da Arte: pintura, recorte e colagem, contorno com linha, patchwork, découpage;
- Stop Play Family: jogos como sinuca, tiro ao alvo, pimbolim e dominó;
- Pit Stop da saúde: aferição de pressão arterial, cálculo do IMC (índice de massa corporal), instruções de nutricionista e fisioterapeuta;
- Pit Stop da assistência social: orientação de psicólogo e técnicos em assistência social;
- Zumba: aula de dança oferecida por academia parceira;
- Quadrangular de futsal: torneio entre os pais.
Os professores e estudantes definiram os temas e cuidaram da mobilização dos parceiros e participantes, da ambientação dos estandes e da organização para o atendimento no dia do evento.
Antes da prática, a participação dos pais nas reuniões de pais e mestres era em torno de 30% a 40%. Depois do evento, esse índice chegou a 80% e aumentou o número das visitas dos pais à escola, que entenderam que não precisam ir apenas quando são chamados. Houve também uma mudança de visão na comunidade. A comunicação entre a família e a escola melhorou: agora as faltas dos estudantes são sempre justificadas e os problemas são compartilhados.
Os estudantes se mostraram mais engajados nas atividades. O sentimento é de que há pertencimento, que a escola se tornou um ambiente mais acolhedor. A expectativa é estreitar ainda mais a relação entre a família e a escola para ajudar a reduzir os déficits de aprendizagem dos jovens.
Depoimento por: Maria Daislan Dantas da Silva (coordenadora pedagógica)
Instituição: C. E. E. P. Antonio Gentil Dantas Sobrinho )
TEMAS TRABALHADOS:
Relação Família-Escola; Relação Comunidade-Escola; Educação integral; Motivação
Para saber mais sobre o tema:
Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Piauí (2019)
QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO
Ela está bem explicada?
Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?
Esta solução foi útil para você?