Ilustração
Desafio: Como diminuir a infrequência dos alunos?

Busca ativa e gincana para reduzir a evasão e monitorar faltas

Resumo da solução

Denílson Garcia, diretor da E. E. E. F. M. Graça Aranha (Santa Maria de Jetibá-ES), descreve como uma gincana estudantil auxiliou a escola no combate à evasão, que chegava a 25% dos estudantes em 2016. O problema era agravado pela escola estar em área rural, sendo comum os jovens deixarem de estudar para trabalhar na agricultura com os pais. O primeiro passo foi monitorar melhor a infrequência dos estudantes para identificar os  que estavam em risco, para que os gestores ligassem para as famílias e até mesmo visitassem suas casas para convencê-los a retornar. Mas era preciso tornar a escola mais atrativa também por meio de projetos culturais. Outra ação relevante foi uma gincana por turmas, em que os itens eram o menor número de faltas, a maior presença de pais em reuniões, menos casos de indisciplina, entre outros. Ao fim, a turma vencedora era premiada com uma rodada de pizzas. Todas essas ações, conjugadas a outras, reduziram a evasão para 12%. 


Depoimento por: Denílson Garcia (gestor)
Instituição: E. E. E. F. M. Graça Aranha )

TEMAS TRABALHADOS:

Evasão escolar; Diversidade; Fatores extraescolares; Relação escola-família; Protagonismo juvenil

Para saber mais sobre o tema:

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?