Ilustração
Desafio: Conheça ações que melhoraram a convivência e o clima escolar

Ação para saúde mental dos estudantes

Resumo da solução

A saúde mental dos alunos preocupava os educadores da EEEM Nossa Senhora de Lourdes, no município de Pinheiros (ES). Faltas sem justificativa, pouca motivação, baixa autoestima, casos de automutilação, ansiedade e depressão e até tentativas de suicídio faziam parte da realidade da escola. Para reverter o quadro, a equipe gestora lançou o projeto “Autoestima: seja a melhor versão de si mesmo(a)!” Os alunos foram recebidos com tapete vermelho, houve abraço coletivo e uma série de palestras. Em cada turma, um aluno foi sorteado para ser "anjo da guarda" do outro. Os resultados foram positivos, com a melhora das notas e do ambiente escolar.

Depoimento completo:

A saúde mental dos estudantes preocupava os educadores da E. E. E. M. Nossa Senhora de Lourdes (Pinheiros-ES). Infrequência, falta de motivação, baixa autoestima, casos frequentes de automutilação, quadros de ansiedade e depressão, até tentativas de suicídio faziam parte do cenário da escola. Percebendo o papel do ambiente escolar nesses processos, de forma sensível e acolhedora, foi elaborado o projeto Autoestima: seja a melhor versão de si mesmo(a)!.
As ações foram pensadas pelos estudantes, professores coordenadores de área (PCAs), coordenadoras escolares, pedagogas e diretora, coletivamente, durante os planejamentos por área de conhecimento, e finalizadas na Jornada de Planejamento Pedagógico.
Cada professor ficou responsável por coordenar as iniciativas em uma turma. As coordenadoras escolares se responsabilizaram pelo ambiente escolar: murais, cartazes motivacionais, espaços de acolhimento e receptividade. A equipe gestora coordenou as ações, estruturando a logística de cada tarefa e o aspecto pedagógico das ações. O Conselho de Líderes também foi um importante parceiro na captação de ideias, no compartilhamento de tarefas, na mobilização dos colegas em sala de aula e na iniciativa dos recreios interativos.
No primeiro dia de aula do segundo semestre, os estudantes foram recepcionados com um tapete vermelho, cartazes de incentivo e músicas cantadas pelo coral da escola. Após um momento de oração e louvor, o projeto foi apresentado aos jovens, que receberam pulseiras amarelas contendo o nome do projeto. Houve um jogral motivacional apresentado pelos professores e, em seguida, uma dinâmica de entrosamento entre os estudantes, que culminou em um abraço coletivo.
O projeto seguiu com palestras sobre profissões, realizadas em parcerias com faculdades privadas da região e com a Secretaria Municipal de Saúde. Em setembro, foram executadas ações em alinhamento com o “Setembro Amarelo”, mês de combate ao suicídio e de promoção da saúde mental. Foram feitas palestras, caminhadas e panfletagem sobre o tema. Neste período, a escola também dispôs no pátio uma caixa com textos de autoajuda.
O recreio passou a ser interativo e participativo, integrando a rádio escolar, com momentos de música promovidos pelos estudantes, torneios de vôlei e totó. Cada jovem sorteou um colega e teve que “cuidar” do seu amigo secreto, sendo uma espécie de “anjo da guarda”. A ideia era manter segredo de sua identidade enviando cartinhas, mensagens de motivação e incentivo de forma secreta. O ponto alto foi a confraternização entre os estudantes da turma e a revelação do “amigo-anjo”. Esta atividade também foi realizada entre os membros da equipe escolar e a revelação aconteceu na festa de final de ano dos servidores.
Parte dos resultados das ações pode ser expressa em números. Os índices de notas na média e acima da média cresceram e, de acordo com a Smar, o indicador de resultado subiu de 71,6% para 89,8%. Outra parte vem da percepção positiva dos educadores sobre o clima escolar, com jovens demonstrando mais prazer em frequentar a escola e enxergando nesse espaço um lugar de acolhimento e orientação para suas dores.


Depoimento por: Janete Bindaco Akisaski Silva (gestora)
Instituição: E. E. E. M. Nossa Senhora de Lourdes )

TEMAS TRABALHADOS:

Motivação; Clima escolar; Desempenho escolar

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Espírito Santo (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?