Ilustração
Desafio: Quais ações podem ser feitas para acolher melhor os estudantes?

Professores fazendo a escuta ativa dos estudantes

Resumo da solução

A Escola Estadual Pedro Alexandrino, no município de São Pedro (RN), realizava o planejamento de suas atividades sem a preocupação de saber o que os alunos traziam na bagagem. Criou-se então um momento de escuta, com profissionais designados para a tarefa. Um estudante relatou que tinha medo de se dirigir a um professor, de modo que acabava levando suas dúvidas para casa. A direção mostrou ao docente a importância de se relacionar melhor com os alunos. Houve melhora do clima escolar.

 

 

Depoimento completo: 

A prática de ouvir o estudante facilita a criação de um vínculo afetivo e melhora a troca de saberes entre o professor e o  estudante. Ao escutar os conhecimentos prévios do estudante, o professor passa a atuar como um facilitador do processo de aprendizagem. Daí o estudante vira protagonista e não um mero ouvinte.

Antes da implementação do projeto, a escola realizava o planejamento sem a preocupação de saber o que o estudante trazia em sua bagagem. Apenas apresentava o conteúdo que estava no currículo, esquecendo-se de que o currículo é construído com o envolvimento do estudante.
As mudanças ocorreram com a chegada do Jovem de Futuro. Passou-se a ouvir as angústias, os objetivos e os interesses dos jovens, para conectá-los ao planejamento. Assim, partindo do saber já existente do estudante, fica mais fácil a compreensão e a apreensão de novos conhecimentos.
Para a execução do projeto, foi necessário criar um momento para realizar a ouvidoria. Foram designadas pessoas da equipe, que atuaram conforme um cronograma criado pela dupla gestora.
Foi durante uma ouvidoria que um dos estudantes relatou que estava com a aprendizagem prejudicada em determinada disciplina devido à falta de afetividade e ao modo de falar do professor. Por medo de se dirigir a ele, acabava levando suas dúvidas para casa. Assim que soube do caso, a direção tomou providências, orientando o professor sobre a importância de se relacionar melhor com os estudantes.
A prática trouxe melhorias para o clima escolar como um todo e passou a nortear as ações seguintes.


Depoimento por: Joana Saionara G. de Andrade (gestora)
Instituição: Escola Pedro Alexandrino)

TEMAS TRABALHADOS:

Clima escolar; Acolhimento

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Rio Grande do Norte (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?